20/04/2007

Review a PF + ZM + FTG @ Faro 15/04/07

Tentando aplicar o velho brocardo “se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha” pensei que se os miúdos não vão aos shows, estava na altura de levar os shows até aos miúdos! Assim e como referi aqui num post anterior fui entregar uns flyers de um concerto em Faro para junto da minha antiga secundária! Os resultados? Em vez dos habituais dois gajos de sempre nos concertos a representar São Brás tivemos 5 pessoas! Pode não parecer muito para alguns, mas o certo é que as maiores caminhadas começam-se com apenas um passo!

Mas continuando, no seguimento disso pedi a algum desse pessoal que foi comigo que me escrevesse algo para publicar aqui no blog sobre a experiência! O Diogo foi o primeiro a responder ao meu desafio e aqui está a sua experiência, sem rodeios nem tretas, apenas a sua visão sincera de quem não precisa de agradar ninguém da “cena” ;)

-----------------------------------------------------

Matiné Hardcore

Com Pointing Finger, Zero Mentality e For The Glory

Domingo, 15 de Abril as 16h, Associação de Músicos em Faro.


Antes de mais convêm apresentar-me: chamo-me Diogo, tenho 17 anos e sou de São
Brás (terra do meu mano xCUNHAx).

O meu primeiro concerto de Hardcore…Sendo que o Hip-Hop é algo onde eu me movimento melhor, decidi aceitar um convite do meu amigo xCUNHAx. Juntámos mais algum pessoal de cá, São Brás de Alportel e fomos até Faro à Associação de Músicos.
Chegámos em cima da hora marcada mas visto que houve uns contra-tempos o concerto começou mais tarde.

Sensivelmente perto das 17h entrámos e quase de imediato Pointing Finger subiam ao palco para dar, ao que parece, o seu último concerto. Pessoalmente Pointing Finger, foi uma banda que me cativou a atenção, fiquei surpreendido com a mensagem que trouxeram. Apesar de não entender as letras nem perceber o que cantavam, senti bastante a sua música e fiquei atraído pelas palavras que o vocalista expôs ao público nas transições entre as músicas. Enquanto durou o concerto esteve sempre envolvido num cenário de completa “loucura”, referindo esta palavra no seu lado positivo. Durante esta primeira actuação não escondo o meu receio quanto ao “mosh” pois como era a primeira vez que fui a um concerto de HxC senti-me até com um certo medo de me envolver, apesar de mais tarde eu esquecer esse receio.


Depois da actuação, aliás, da excelente actuação de Pointing Finger e de uma breve pausa, entraram em cena os Zero Mentality que, pessoalmente, não me atraíram muito. Sinceramente não captei bem a mensagem do grupo e de certa forma ignorei a atitude deles por me parecer um pouco rude, não que o fosse.
No entanto, vi que o pessoal mais experiente sentiu a música e vibrou comesta actuação. De longe eu via o “mosh” em que o ganda maluco do xCUNHAx participou com o Gil e o Oliver (pessoal da nossa zona)


Depois de um intervalo de 15 minutos aproximadamente, entrou em palco, o que para mim foi o melhor grupo presente, falo claro dos For The Glory. A sua mensagem positiva, tanto quanto os Pointing Finger captou a minha atenção logo desde o início e fez-me pensar sobre uma questão: Hip-Hop e Hardcore… Dois movimentos diferentes ou semelhantes?
A única resposta que encontrei foi que tanto o Hip-Hop como o Hardcore são movimentos que apelam às liberdades, que excluem as diferenças, além de que
notei bem que há algo de muito positivo nestes dois movimentos, a sua mensagem que abrange diferentes grupos etários, sociais, etc.
Voltando ao concerto dos For The Glory, adocei, senti o som, a sua mensagem era bastante clara, como já evidenciei ainda há pouco, não percebia muito bem o que o vocalista cantava, o nível de som também poderia ser melhor, mas para uma associação que tem vindo a sobreviver com poucos apoios o sistema de som esteve bom, se bem que poderia estar melhor. Depois deste pequeno a atitude dos For The Glory revelou ser bastante positiva e sem duvida fizeram uma actuação de deixar o pessoal com a cabeça na lua. Sem duvida alguma que são uma banda com muito por dizer e muito para dar aos nossos ouvidos.

Quanto ao público que ainda falei pouco, foi um concerto que me surpreendeu pela positiva, porque geralmente o pessoal “de fora” tem uma imagem negativa dos concertos de HardCore. Juro que fui para lá a pensar que ia chegar com a cabeça aberta ou algo do género, nada disso… Ideia completamente absurda e ignorante da minha parte.
Cada público tem uma determinada maneira de sentir o som, dependentemente do tipo de música que se houve e ao contrário do que poderia pensar o público não é violento e mostrou-me que Hardcore é total liberdade.
Em suma, foi um concerto positivo, excelentes grupos (pena o grupo Kontrattack não ter actuado, porque apesar de não os conhecer a nenhum nível as bandas que actuaram deixaram-me uma boa impressão), boa convivência e uma experiência que se possível gostava de voltar a repetir.

Obrigado mano Mário

Kalibre

-----------------------------------------------------

Da minha parte não é preciso agradecer! Ehehehe

Já agora, visitem o myspace do Kalibre em



19/04/2007

Review ao HELLXIS FEST!

HellXis Fest @ Corroios (dia 13 de Abril de 2007)

Com Grankapo, For The Glory, Zero Mentality, TeamKiller, No Turning Back, Full Blown Chaos e Terror

12 Horas! Já estou em Faro à espera do pessoal como me havia sido pedido! Como bons tugas que somos, salvo uma ou outra pessoa, o resto dos corajosos que iam na “excursão” para Lisboa iam chegando com uns minutinhos de atraso! Nada a que já não esteja habituado (pessoalmente prefiro esperar do que fazer esperar por mim) … o tempo passou-se enquanto trocava umas palavras com o Bica! Ao contrário do que havia sido planeado a excursão foi reduzida a 2 carros que partiriam de Faro! É “engraçado” ver como tanta gente gosta de Terror e quando eles cá vêm e existe uma forma facilitada de os ir ver, muito pessoal opta por ficar de fora! São as ironias da vida … mas caguem nisso, o que interessa é que os poucos que de facto mostraram interesse não deixaram de ir! Assim, passado um bom bocado do meio dia lá arrancámos em dois carros para Corroios!

5 Pessoas num carro! Pessoalmente não conhecia ninguém … gajo pouco sociável como sou receava que a viagem se tornasse um martírio! Pelo contrário, revelou-se uma experiência agradável! Ehehe Apesar do aperto, passados alguns quilómetros o pessoal já ia em amena cavaqueira! De facto deu-me para pensar que se calhar até sou gajo para me aventurar um dia destes para Ieper ou assim! Ahahah

Passadas cerca de 6 Horas, muitos camiões e uns quantos contratempos (damn … e que contratempos) lá chegámos a Corroios por volta das 19 horas! Mesmo a tempo de chillar um pouco, meter a conversa em dia com os old friends e ver as bandas todas! Ehehe

Assim foi, depois de estar por lá na conversa com o Hermano e com o Sam lá entrei para o recinto! É um espaço amplo com tudo o que de bom e mau isso acarreta! O palco era alto e tinha como que dois andares (bom para o pessoal dar o belo do passeios antes do stage dive). Logo à entrada estavam dos dois lados mesas com merch! Pessoalmente sou fã dos espaços pequenos, mas aquilo era Terror e nem se colocam dúvidas quanto à escolha do local, claro! Como veria mais tarde a casa estava muito bem composta!

Os concertos começaram então com cerca de meia hora de atraso! O que é praticamente sem atraso! Fosse sempre assim e estava eu bem! Lol Assim sendo, os Grankapo começaram a abrir as hostes! Apesar de serem jovens já calejados nisto do hardcore, era o seu segundo concerto enquanto banda! Este facto aliado a um som que não era dos melhores ( não o som da banda, mas a qualidade do som em si ) fez com que o público permanecesse o concerto todo praticamente parado, exceptuando uma ou outra pessoa que já se mexiam! Tiveram um set curto (assim tinha que o ser, até porque eram 7 bandas ) mas deu para abrir o apetite! Pessoalmente até gosto do som da banda e acho que com o tempo e mais uns concertos já vamos ver pessoal a mexer-se ao som de Grankapo!

Em seguida vieram os For The Glory! Esta banda que já dispensa apresentações mostraram o porque de serem a banda mais importante na cena Hardcore nacional e meteram o pessoal todo a mexer-se! Ele eram singalongs, stagedives, chapada à antiga … muito miudagem nova a curtir e a mostrar que os For The Glory são sem dúvida a banda do momento! O set foi bom e cantaram-se algumas novas malhas do Cd que está para vir! A nova formação é irrepreensível e o Richie sabe como cativar o pessoal! As dicas que mandou entre músicas conseguem marcar a diferença e são a prova que o Hardcore ainda se preocupa com o que se passa à nossa volta e que é mais que um grupo de miúdos aos berros.

Acabou FTG e vieram o Zero Mentality! Já tinha visto esta banda da Alemanha e quando os vi em palco nem pareceram os mesmos que tinha visto há uns anos! Ainda assim foi um bom concerto! Felizmente para quem os acompanha há mais tempo e prefere a fase do In Fear of Forever eles tocaram muitas músicas antigas … Não conseguiram puxar pelo pessoal, é certo, mas curto das músicas deles e curti ainda mais vê-los em Faro no Domingo seguinte ( para ser honesto nem prestei muita atenção ao concerto deles lol ).

Depois entraram os TeamKiller! Conhecia há muito pouco tempo mas até não desgostei do que tinha ouvido! O set já foi mais comprido e já houve uma maior adesão por parte do público! Não foi um concerto excelente, mas deu para curtir!

Em seguida No Turning Back! Deve ter sido a segunda vez que os vi num ano e mesmo assim não me canso! Foi um grande concerto e mais uma vez foi o caos no pit! Apesar de alguns problemas no som convenceram e isso deu para perceber pela reacção das pessoas! O vocalista deu uma lição sobre Hardcore quando falou do seu sonho de dar a volta ao mundo … sonho que já concretizou!

Antes do prato final vieram ainda os Full Blown Chaos! Não gostei … achei chato fora um ou outro momento! Fazem um metal com partes beatdown e cá para mim aquela voz não pega! Fizeram um cover de Sepultura e pouco mais há a assinalar sobre este concerto … o pessoal queria era ver Terror!

Por fim, a banda que todos esperavam e pela qual muitos tinham ido ali! Era a terceira vez que estavam marcados vir a Portugal, mas desta vez a sua presença estava confirmadíssima! Começaram logo em grande com um ALWAYS AGAINST THE ODDS e o pessoal ficou logo berzerk! Era Terror ao vivo e a cores! Foi a confusão das confusões e até o gajo disse que eram todos doidos! Na segunda ou terceira música houveram uns probs com os microfones mas acabaram por ser resolvidos (sinceramente não curti muito a atitude do gajo … com maiores ou menores dimensões aquilo era um concerto de Hardcore e shit Happens dude! ) Mas show must go on e assim foi! Tocaram umas quantas do Underdogs e outras tantas novas! Sinceramente prefiro as antigas mas o pessoal pareceu não se importar! Eu decidi ficar para o lado a ver o caos acontecer e a ver a quantidade de stages dives que iam ali ter ( surpreendentemente ninguém se aleijou muito lol ) Foi um frenesim durante todo o show e apesar do som não estar grande coisa o pessoal cagou nisso e curtiu à grande! Foi um bom concerto!

Podia estar aqui a escrever mais cenas, mas caga nisso, vejam por vocês próprios como foi:

Final do festival o pessoal queria era ir para casa! Despedi-me do pessoal amigo que é sempre bom encontrar nos concertos e lá fomos para mais umas 5 horas de viagem! Calhou-me a mim o papel de manter o motorista acordado! Eheh A viagem fez-se bem sem contratempos de maior e cheguei a casa são e salvo!

Evidentemente não posso esquecer de dar os parabéns à Hell Xis por este evento de grande envergadura! Espero que a iniciativa se repita! Parabéns também à ICANCU pela iniciativa ainda que lograda de organizar a excursão e espero que não desistam de tentar por as cenas nem sempre correrem bem! Obrigado ainda ao pessoal que ia no carro comigo e espero voltar a vê-los aí pelos concertos!

Agora em jeito de resumo :

+++++Bons Concertos

++++ Ver tudo à “porrada” ( é sinal que o pessoal estava a gostar )

+++++ Organização e Adesão do Pessoal ( cerca de 400/500 pessoas segundo ouvi dizer )

+++++ Estar com o pessoal amigo e conhecer algum peepz que apesar do contacto pela net ainda não conhecia

+++++ Viagem de Carro e não ter vomitado de nervoso! AHAHA

+++++ Sala sem muita poluição visual! :D

+++ Merch

-- Full Blown Chaos

--- Há pessoas que insistem em fazer merda e criar conflitos nos concertos!

--- Contratempos na viagem!