04/03/2011

Push, Twist & Turn Tour, Berlin Bar, Bairro Alto

Boas bandas, quinta-feira, Bairro Alto e um horário convidativo só podiam fazer correr bem uma noite que tinha tudo para tal. Foi o bar “Berlin” a sala Lisboeta que recebeu a passagem da “Push, Twist & Turn Tour”, a tour de promoção do novo álbum dos Devil In Me, “The End”.

Se há salas ideais para um concerto de hardcore, o bar “Berlin” tem de ser considerado uma delas. Tamanho perfeito, bom palco e óptima qualidade de som. E, de facto, foi um praticamente cheio “Berlin” que recebeu os Devil In Me, os No Good Reason e os Shape.

Numa pontualidade quase britânica - ou deveremos dizer germânica? - os Shape iniciaram a sua actuação poucos minutos passavam as dez da noite. Reflexo das somente três bandas no cartaz (que, diga-se, situa-se no ponto ideal de tolerância máxima a uma noite de hardcore) ou da qualidade das mesmas, o “Berlin” esteve bem composto desde a primeira banda. E, a isso, não é alheia a própria qualidade do concerto dos Shape que, assiste-me e apraz-me afirmar, terá sido o melhor da banda até hoje – ou ontem. Um set constituido pelas habituais “Vampires”, “Doppelganger” – esta com a colaboração da vocalista dos extintos Reaching Hand – ou “Life’s Hard”. Desta vez não havendo Verse, coube a “1992” a eterna música sobre amizade dos X-Acto a fazer o lugar de cover no set dos Shape. E, mediante o ambiente que se vivia no “Berlin” na noite de 3 de Março, a escolha não poderia ter sido mais acertada. Um momento cantado em uníssono por toda a sala – mesmo quem estava lá atrás, estava a cantar – ao qual não faltaram explosões carnavalescas, colorindo assim, ainda mais, a festa que se fazia. Adesão do público desde a primeira música, público que já vai mostrando conhecer algumas das palavras que compõem as líricas da banda. As previsões não tinham como falhar: uma sala pequena e tempo de habituação à banda e, a mesma está, paulatinamente, a crescer.

Os No Good Reason, de Almada, vestiram o seu set de fantasia carnavalesca e de festa e trouxeram uma miscelânea do aclamado EP “Far Away” e covers que não tinham como deixar alguém indiferente. Desde a intro com Have Heart – e a ex-vocalista dos Reaching Hand na voz novamente – passando por um medley com Black Flag e Ramones e acabando em “When 20 Summers Pass” de Shelter, os No Good Reason souberam como vestir o fato de festa. Aliás, qualquer concerto de No Good Reason é, pela música da própria banda, uma espécie de festa. Não necessariamente por a banda ter uma qualquer atitude galhofeira, mas pelo feeling e pela sensação feel good que as músicas transmitem. No Good Reason é boa onda e, depois de um concerto da banda, é impossível não ter um sorriso na cara. É, igualmente, sintomático desta ideia, o facto de nem sequer haver o tradicional fosso entre público e banda. Todos estavam ali para se divertir e trataram de se colocar bem perto da banda para o garantir.

Mas a noite era dos Devil in Me e, em teoria, grande parte da afluência ao Bairro Alto na noite de ontem passava por eles e pelo seu concerto. E os concertos dos Devil in Me são muito, daquilo que se quer de um concerto, seja de hardcore, seja de qualquer outro estilo musical. Uma presença inesgotável em palco, fruto de um andamento duas mudanças acima da grande maioria das bandas – e não falo somente das portuguesas – uma qualidade musical pouco questionável, bons discursos entre músicas – fazendo valer a máxima de que o hardcore é mais que música – e uma simbiose quase perfeita entre banda e público. Um set que soube demonstrar os pontos fortes do novo álbum, abrindo com “The End” (que intitula o novo álbum), passando ainda por “On My Own”, “Push, Twist & Turn” (que intitula a tour de promoção do novo disco) e ainda “City of the Broken Dreams”. Igualmente, um set que soube ir buscar os pontos fortes do restante repertório da banda, “Alive” (ainda, até, dos tempos de Lockdown) e “FTW” do primeiro álbum da banda, “Born to Lose” e, “Back Against The Wall”, “From Dusk ‘till Dawn”, “Live Fast Die Young”, “Only God” e “Brothers in Arms” - a terminar - do álbum “Brothers in Arms”. Mas o espectro de X-Acto pairava pela sala lisboeta – talvez pela presença de um dos ex-guitarristas, Paulo Segadães – e, após algumas insistências, foi a vez de, também os Devil In Me, fazerem a sua versão de “Anchor” que, aliás, já se podia ouvir no EP “Live Fast Die Young”. Escusado será definir novamente o ambiente vivido nesse momento. Deve ficar o registo da grandiosidade que as músicas novas ganham ao vivo. Se, em álbum, já demonstravam ser das peças mais interessantes escritas pela banda, ao vivo, qualquer dúvida que existisse é dissipada. E nem o facto de serem músicas novas retirou feedback por parte do público.

A noite da passada quinta feira demonstrou que não são precisas bandas estrangeiras para encher uma sala, neste caso, em Lisboa. Demonstrou que não são necessários shows grandes para uma afluência em massa a um concerto de hardcore. Demonstrou, acima de tudo, a qualidade das bandas nacionais e do público nacional, que sabe reconhecer que, quando as bandas são boas, sejam portuguesas, sejam estrangeiras, estão lá para apoiar, cantar e dançar.

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